quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Material II - O carreto e a linha.

 Ao contrário de outros pescadores de outras modalidades de pesca o pescador de spinning não tem de se fazer acompanhar por uma enorme parafernália de equipamento para poder praticar a sua pesca sendo que o principal é a cana, carreto,amostras e alguns acessórios. Neste segundo post técnico vou abordar a temática dos carretos e linhas.


 O CARRETO
 Na pesca de spinning o carreto tem um papel importante pois com ajuda da cana ele vai imprimir vida nas nossas amostras determinando em parte a sua velocidade de recolha. Tem o resto das funções comuns a todas as modalidades de pesca como o armazenamento de fio e ajuda a recolher o peixe capturado. O spinning é uma disciplina que exige bastante do material em especial do carreto pois este é forçado a lançamentos e recolhas constantes que podem exigir algum esforço dependendo da tracção da amostra e é sujeito frequentemente a banhos de água salgada que não ajudam nada o nosso material. Este último é um factor que obriga a uma manutenção cuidada após cada saída de pesca.


 Quanto ás características técnicas precisamos de um carreto leve porque nada pesado é compativel nesta pesca pois pode por em causa a integridade do pescador devido ao esforço requerido pela constante acção de lançar. A recuperação tem de ser algo alta e costuma ser indicado como adequado um carreto que recolha entre os 70 e 90 cm por cada manivelada. Por preferência escolho carretos com a regulação do drag na parte dianteira pois tem um acesso mais fácil e permite algum pequeno ajuste enquanto se trabalha um peixe com mais naturalidade.


  LINHAS


 Com o passar dos anos, seja qualquer for o tipo de linha (monofilamento, multifilamento,etc) podemos obter produtos cada vez mais fiáveis e de confiança pelo que é possivel utilizar hoje no spinning vários tipos de linhas. Dito isto as considerações que vou tecer são carregadas de um nivel de subjectividade porque cada um escolherá o tipo de fio que a sua experiência lhe ditar e por indicar um determinado tipo não quer dizer que outro não consiga fazer bem o trabalho.


 Actualmente de uma maneira geral os multifilamentos conseguem aguentar, para o mesmo diâmetro, uma maior carga de ruptura embora os mono´s sejam mais resistentes á abrasão. Eu dou preferência ao multifilamento pois com um diametro menor conseguiremos com o lançamento chegar a sitios mais distantes e quem sabe aquela onda onde poderá estar o nosso troféu.


 Considerando que vamos utilizar multifilamento existem duas utilizações possiveis. Ou empatamos a amostra directamente no final da nossa madre (linha que sai do carreto) ou então podemos fazer um pequeno leader em monofilamento com comprimento ao gosto de cada um e no final desse leader ligado a linha madre vamos empatar a nossa amostra. Ao fazer isto estamos a fazer uma parte terminal mais resistente á abrasão que nos poderá ajudar no caso de ferragem de um peixe em cima da pedra. Apesar disto prefiro utilizar a versão do empate directo. Na minha opinião a menos que o nó de união entre o multi filamento e o mono filamento fique «perfeito» estamos a criar um possivel ponto de ruptura. Nisto tambem resulta que algumas amostras que prendam na pedra estejam irremediavelmente perdidas pois o multifilamento poderá romper ao tocar na pedra.


Nota: O multifilamento necessita que os passadores de cana sejam apropriados, normalmente Fuji.


Rafael M. Ribeiro

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!
    Acho muito fixe partilhares as tuas experiências e espero que seja para continuar.
    Já adicionei o link no meu.
    Algumas dicas:
    - Espero ver muitos posts também sobre águas interiores
    - Activa a funcionalidade “seguir este blog”
    - Não divulgues pesqueiros (esta já deves saber)
    Qualquer dia envio-te uma PM para uma faina na Ericeira
    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Olá rafael,
    gostei do blog,
    não esgotes os temas todos em poucos dias, e dá espaço entre cada post para dar tempo das pessoas comentarem.
    com o tempo reparas que é preferivel escrever os post pausadamente
    1 abraço

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,
    Nk muito obrigado pelos conselhos e aguardo a PM. Já activei os seguidores.

    Kaywox muito obrigado pelo simpático comentário e realmente faz sentido o que diz sobre a pausa e ponderamento na escrita. A verdade é que as férias começaram á pouco e fiquei entusiasmado por ter tempo.

    Aos dois muito obrigado e espero que continuem a seguir o meu blog

    ResponderEliminar
  4. Olá Rafael!
    Também sou seguidor do seu blogue.
    Aproveito este espaço para lhe desejar as rápidas melhoras do "susto" que apanhou. Espero que fique novo rapidamente para fazer o que mais gosta e seguir os seus estudos! ;)

    Estive nos Açores em Outubro, muito por sua causa e de relatos seus de quando lá esteve. No Porto Salão, os locais ainda se lembram de si e da sua Anchova! ;)
    Se quiser avivar memórias passe pelo meu blogue, também lá fui muito feliz!

    Grande abraço e votos de rápidas melhoras!

    ResponderEliminar