terça-feira, 6 de julho de 2010

Os objectivos

Comecei a pescar por incentivo do meu pai. O entusiasmo, que ainda se conserva intacto actualmente como nos primeiros tempos, foi o veículo para tentar ser melhor, mais eficaz e sobretudo para ouvir os outros e aprender.
Inicalmente foi o mar que me cativou, pescava á boia de forma rudimentar ou ao fundo simplesmente, longe de algum dia ter ouvido falar de termos como sufcasting ou outros similares. De seguida descobri a pesca em água interiores e foi aqui que começei a lidar com o que viria a ser para mim uma grande atracção, a pesca com amostras. Foi o achigã o agente causador desta mudança. Desta e de outras tantas pois foi assim que descobri e comecei a praticar o Catch´n´release, facto que alterou completamente a minha atitude perante a pesca e consequentemente perante a natureza e sinceramente posso dizer que hoje em dia me dá um gozo tremendo libertar peixe tanto em água interiores como na nossa costa, atitude que continua a ser pouco recorrente no nosso país, infelizmente.
Recentemente (cerca de dois anos atrás) voltei a sentir saudades do mar e aproveitando as técnicas que vim a desenvolver com a pesca ao achigã, dediquei-me ao spinning na nossa costa a procura de um predador procurado por quase todos os pescadores desportivos, o Robalo (Dicentracus labrax).
A razão pela qual eu pude aprender, evoluir e tornar-me melhor pescador (e com tanto para aprender...) foi apenas uma, a partilha. Partilha de conhecimentos, de técnicas, de materiais, de experiências.
Esta é a verdadeira razão da criação deste blog, partilha dos tais conhecimentos e do resto para que divulgando, possa ajudar outros da mesma maneira que eu fui ajudado. De futuro irão ser postadas experiências de pesca, opiniões sobre material e técnicas variadas que uso.
Como em tudo na vida, na pesca não existem certezas, apenas constatações e conslusões verosímeis pelo que tudo o que é postado neste blog foi concluído a partir da experiência própria ou alheia pelo que todas as adendas, sugestões ou correcções serão aceites com a melhor das vontades.

Todos nós começamos sem saber nada, mas ninguem nesta arte chega a saber tudo. Contudo, partilhar e saber ouvir fará de nós melhores pescadores

Rafael M. Ribeiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário