terça-feira, 6 de julho de 2010

O Robalo





O robalo tem sido motivo de grandes desafios, lutas e sobretudo alegrias. Actualmente existe uma enorme industria á volta deste formidável predador em que se investe numa componente económica obviamente, mas cada vez mais na componente cientifica melhorando os resultados do pescador desportivo.


Visto que este é o meu predador (e a minha presa) alvo, proponho neste post uma pequena descrição dos seus hábitos para que o possamos conhecer melhor. Apenas conhecendo o nosso adversário o poderemos «vencer».


O robalo, de nome cientifico Dicentrarcus labrax , pertence á familia Moronidae e á ordem dos perciformes nos quais se englobam o achigâ e muitos outros peixes representativos. A familia dos perciformes terá surgido no cretácico como se julga, ou seja á cerca de 66 milhões de anos atrás. Como é óbvio o robalo moderno não terá esta idade, contudo podemos ver a ancestralidade da genética destes animais e o que poderá estar por trás dos seus instintos e agressividade.Tem um corpo fusiforme não muito compacto mas possante com capacidade de atingir boas velocidades. Como caracteristica dos predadores a sua boca tem uma posição ligeiramente levantada o que permite ataques de baixo para cima, úteis para surpreender algumas presas. Atinge pesos de 11Kg e comprimentos de 100 cm. Habita geralmente as águas do oceano atlântico procurando temperaturas compreendidas entre os 8ºC e os 24ºc. A maturidade sexual ocorre em dois anos no caso do macho e três no caso da fêmea sendo que este peixe se reproduz principalmente entre Janeiro e Março.




Em portugal continental podemos afirmar que está presente em toda a linha de costa mas incide mais em locais com caracteristicas especificas. Da experiência que tenho tido, fundos mistos, ou seja, com lajedo de pedra, caneiros e etc. alternados com areia tendo boa oxigenação causada pela vaga são bons abrigos para este predador. Isto acontece porque para alem de boas condições de oxigénio e parâmetros da água, estes locais são fontes de esconderijo e pequenas presas. a soma é facil «locais de emboscada» + «pequenas presas como caranguejos, camarões e pequenos peixes» = «alimento capturado». É claro que também é encontrado em praias apenas de areia ou em estuários por onde vagueia visto que o robalo suporta boas variações na salinidade (densidade de sal da água). Deste último pedaço de texto, de uma forma generalista podemos concluir que o robalo se move em função do alimento.

Quanto ao alimento deste predador é muito variado. O robalo é um caçador versátil que tanto pode ser oportunista ficando «entocado» á espera que a presa venha ter com ele como pode caçar em água abertas encoberto na rebentação. Assim a sua dieta pode ir desde pequenos camarões e peixes até pequenos polvos nas fases mais adultas. Como predador inteligente que é e que se revela, gere bastante a relação entre a energia gasta para caçar uma determinada presa e o proveito que poderá retirar dela.

Só tendo alguns conhecimentos como estes é possivel capturar robalos de forma consistente. Imaginar o que procurar em cada local e como este predador actua é indispensavel. O verbo imaginar foi colocado na frase anterior de forma propositada. apenas podemos imaginar porque o robalo é um animal imprevisivel e é isso que torna a nossa modalidade tão recompensante e estimulante.




nota: Em portugal continental a modalidade do spinning permite apanhar mais peixes que não apenas o robalo. Contudo esta é a espécie da minha preferência e a que mais vezes será abordada.


Rafael M. Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário