quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Material I - As canas

 Ao contrário de outros pescadores de outras modalidades de pesca o pescador de spinning não tem de se fazer acompanhar por uma enorme parafernália de equipamento para poder praticar a sua pesca sendo que o principal é a cana, carreto,amostras e alguns acessórios. Neste primeiro post técnico vou abordar a temática das canas de pesca.

 A CANA
Actualmente existem uma enorme quantidade de marcas a fabricar canas de spinning visto que é um mercado com saída pelo que as combinações de materiais e características são praticamente infinitas. Na minha opinião o que devemos procurar ao escolher uma cana é o equilibrio, ou seja, nunca devemos previligiar uma determinada caracteristica porque obrigatóriamente estamos a agir em detrimento de outras. Por exemplo canas rijas e com grandes capacidades de elevamento de peso perdem frequentemente na qualidade de lançamento e sensibilidade e contacto com a amostra. Já canas muito «moles» podem-se tornar lentas no trabalhar da amostra e ter falhas na hora de ferrar o peixe apesar de poderem ter a sensibilidade e capacidade de lançar um pouco previligiadas. Assim o ideal é a cana que permite trabalhar a amostra alvo sentindo essa mesma amostra e acompanhando-a com uma boa sensibilidade que permita ligação com o pescador. Assim a amostra, com as suas diferentes variáveis como peso, capacidade de tracção e profundidade a que mergulha vai influenciar a cana correcta a escolher. Nunca deverá ser a cana a influenciar a amostra escolhida. A amostra é escolhida consoante o local e a cana adapta-se a ela.

 Pessoalmente o pescador de spinning para mim deve ter no seu arsenal duas canas. Uma maior tipo 2,70m com uma acção M ou Mh que permita lançar bem e trabalhar amostras rigidas como jerkbaits, pencilbaits e outras. E outra,que no meu caso prefiro mais compacta como 2.30m ou até mais curta com uma acção entre o MH e o H que permita trabalhar amostras mais pesadas como as zagaias ou efectuar ferragens eficazes quando pescamos com vinil. É claro que com a evolução técnológica aplicada á pesca hoje em dia temos canas perfeitamente polivalentes que conseguem trabalhar razoavelmente em todas estas situações dentro de limites aceitáveis. 

Mais ou menos dura a cana deve ser sensivel para que possamos detectar as investidas do peixe e ferrar prontamente para que aquele lance de pesca seja um sucesso. A sensibilidade é afectada e determinada pelos materiais utilizados na cana e qualidade destes assim como distribuição dos passadores,passadores esses que devem ser de cerâmica de modo a acondicionar bem a linha, e colocação do porta carretos. Outra caracteristica obrigatória é a leveza. Neste tipo de pesca isto é determinante para evitar a fadiga.

O punho da cana é pra mim um ponto muito importante. É com ele que vamos estar em contacto e é o determinante para o conforto da nossa pesca. Cada pescador tem uma maneira caracteristica de agarrar na cana e preparar o lançamento que é desenvolvida por hábitos ao longo dos anos. Assim é importante que o pescador ao agarrar na cana se sinta imediatamente unido com esta  o que só é possivel com um punho adequado. Estes podem ser construidos com vários materiais. Uns são em cortiça, outros são em grip ou foam e alguns combinam vários materiais. Recentemente alguns começam a ter inclusivamente o blank da cana exposto.

 Um dos elementos presentes no punho é o porta-carretos. É ele que vai ligar o carreto á nossa cana e a intenção e que estes funcionem par a par sem que nenhum ceda pelo que o porta carretos deve ser de qualidade permitindo a fixação do carreto á cana sem que este deslize ou ceda minimamente.


 A escolha da cana é um ponto muito pessoal. Cada pescador devido a sua morfologia, á forma como se habituou a pescar e aos sitios que pesca tem necessidades diferentes e se para um individuo uma cana pode ser formidavel para outro essa mesma cana pode não servir as suas necessidades. Assim o importante e ideal é que antes de adquirir material deste, que se for razoável pode estar entre os 80/90 euros e pequenas fortunas, se experiemente esse mesmo material o que nem sempre é possivel.

Rafael M. Ribeiro

1 comentário:

  1. boa noite
    estou me a iniciar na pesca em Angola .
    pretendo adquirir uma cana para spinning.
    Convergence CVS-70MH2B 3/16-3/4oz. 8-15lb será que esta é uma boa cana para esta modalidade?
    Spheros 4000FB este carreto também será o indicado para a mesma?

    ResponderEliminar